No Brasil – e no mundo - o ano de 2019 foi marcante para o crescimento dos podcasts.
De acordo com o Spotify, o número de usuários mensais ouvindo intencionalmente podcasts aumentou em 175% no último ano.
No Brasil, a região Sudeste é a que mais consome este tipo conteúdo, principalmente através do Spotify.
Os temas mais buscados em 2019 na plataforma foram comédia (34,8%), business (31,2%), religião e espiritualidade (14,3%), música (11,7%) e saúde mental (8,2%).
Os podcasts são vistos como essenciais para a construção de comunidades, permitindo que as pessoas encontrem e se conectem com suas tribos. Ainda, são mais eficientes na criação de conexões em mídias sociais do que outros formatos.
Sendo assim, forma-se um público fiel de seguidores, que acolhe e confia naquilo que é apresentado e debatido no programa.
Diante disso, a publicidade já abriu os olhos para mais este canal e vem fortemente criando anúncios em áudio como forma de patrocínio aos programas que conversam com seu público-alvo.
Estes anúncios normalmente são produzidos com locutores profissionais ou feitos pelos próprios apresentadores do programa.
E o resultado, no ano passado, foi que 81% dos ouvintes realizaram algum tipo de ação, após ouvir anúncios de áudio durante um podcast. Essas ações incluíram procurar um produto na internet, conectar-se com a marca nas redes sociais e falar sobre a marca com outras pessoas.
Sendo assim, para 2020 a previsão é que se consolidem mais os podcasts já existentes - além de surgirem novos - e que parte da verba publicitária seja destinada a criar anúncios de áudio para eles, pois já se sabe que o retorno é alto.