Um breve histórico: o que é “publicidade”?

 

Antes de entrar especificamente na locução publicitária, vamos voltar algumas casas e falar sobre a publicidade e o seu significado.

O termo publicidade é uma flexão de publicité, em francês, cuja origem latina vem de “publicus” ou seja ‘caráter do que é público.

Publicidade é uma ferramenta de marketing que tem como objetivo principal: divulgar. Essa divulgação é feita através de veículos de comunicação, que podem ser de massa ou especializados e envolvem:

 

  • Mídia audiovisual tradicional: televisão, rádio, cinema;
  • Mídia impressa: jornal, revista, folhetos, catálogos;
  • Midia digital: sites e redes sociais.

 

O grande propósito da publicidade é fazer com que determinada mensagem sobre o que está sendo anunciado chegue ao seu público-alvo. E essa mensagem pode tanto anunciar algo novo ou relembrar de algo que já existe, sempre passando algum tipo de informação.

 

Locução publicitária: uma importante ferramenta

 

A locução publicitária foi sempre acompanhando o movimento e surgimento das mídias audiovisuais.

Ela começou nas rádios, em uma época em que o próprio locutor de rádio anunciava os produtos e serviços. Importante frisar que ainda hoje muitas rádios usam seus próprios locutores para a publicidade. Essa locução publicitária em rádio é chamada de Spot e pode variar de 15 a 60 segundos, em média.

Depois, a locução publicitária foi para a televisão, nas transmissões de anúncios de vídeo ou imagem, os chamados “comerciais”.

Nos últimos anos, a locução publicitária se expandiu para os meios digitais, principalmente em redes sociais como Youtube, Facebook, Instagram, podcasts e claro, em sites institucionais, comerciais e plataformas de conteúdo. Esses espaços virtuais são de grande concorrência, o que exigiu novos formatos para comunicar comercialmente a mensagem, trazendo inovações para a área de locução publicitária.

Essa expansão de canais de mídia também proporcionou novas oportunidades para os locutores, que começaram a ser mais versáteis e a aprofundar seus conhecimentos nos diversos tipos de locução.

 

Conclusão

 

Em resumo, a locução publicitária hoje cumpre um importante papel dentro da publicidade e o profissional da voz tem que estar ciente do quanto o seu trabalho é fundamental para que aquela locução gere retorno e agregue valor à marca que está sendo anunciada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *