Alguma vez você já tentou cantar uma música e não conseguiu pois era muito difícil?

Tem certas músicas que exigem mais do que as outras. Seja por conta de um agudo impossível, por serem muito rápidas, por terem uma letra difícil ou ainda por exigirem uma potência vocal.

Dizem que as músicas líricas são as mais difíceis de cantar. E realmente, há que se concordar que não é nada simples. Trabalha-se anos na construção da voz, na musculatura do diafragma e da face. É um estilo musical que exige uma técnica impecável, pois faz toda a diferença.

Muita gente atribui aos cantores e cantoras de ópera um talento nato. Porém, sem treino, é quase impossível desenvolvê-lo. A pessoa pode até nascer com uma bela voz, mas é preciso dar potência a ela.

O cantor lírico deve ser capaz de cantar em frente a uma orquestra sem microfones de forma que sua voz possa ser ouvida por todo o teatro.

Ainda, uma voz de qualidade é resultado de um corpo em boas condições. Quando a pessoa tem um bom condicionamento físico, significa que ela é capaz de sustentar canções que exigem mais fôlego. E além do corpo, a mente também precisa estar presente na hora do canto.

É necessário ter foco e concentração para não deixar que as emoções reverberarem, tensionando o canal vocal.
Resumindo, a música lírica é sim uma das mais difíceis de se cantar. Você concorda?

Designed by Freepik

2 Comments

  • Ópera eu acho muito difícil, mas tbm n sei cantar direito a Hey Jude dos Beatles. Não sei como cantores de ópera conseguem, mas eu acho legal o jeito que canto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *