É sabido que para a nossa comunicação ser entendida, é preciso um conjunto de fatores formados entre palavra, corpo e voz, e ainda, que este último componente é fundamental. É a voz a maior responsável por passar emoção.

Através dela é possível detectar alegria, tristeza, ansiedade, medo entre outros sentimentos. O som da voz humana sempre carrega consigo intenção e significado. E o aproveitamento do poder emotivo da voz é uma das formas mais eficazes de transmitir uma mensagem. Ela confere credibilidade, sinceridade e atitude à comunicação.

A isso chamamos de expressão vocal não verbal, que aparecem em duas formas principais: com modificações no tom de voz durante a fala e por meio de vocalizações não faladas, como a respiração, o choro, suspiros, grunhidos, risadas, gritos e soluços.

E essa compreensão pode ser comprovada quando por exemplo ouvimos alguém de língua estrangeira não conhecida falar algo. Só pelo tom de voz já conseguimos detectar ou presumir o estado emocional da pessoa, sem nem mesmo entender uma palavra do que ela diz.

Por isso, saber usar a expressão não verbal da voz é tão importante. Por isso, locutores precisam estudar e se aperfeiçoar para chegar naquele sentido pretendido com a comunicação.

E empresas contratantes de locutores deveriam sempre ter ciência de que só ler uma mensagem não é a mesma coisa que dar vida a ela.

 

2 Comments

  • Oi Ciça! Seu site é muito bonito e, esse blog atualizado é muito interessante tb.
    Agora sei de quem é a voz que sempre ouço no Spotify rsss
    Parabéns pelo trabalho! Sucesso, sempre.

    • Oi Renato!!
      Ahh,você não imagina quanto eu fico feliz com o seu comentário.
      As locuções para o Spotify são super legais de gravar! Os textos são divertidos e é um job que me orgulho muito!
      O site e blog ambém gosto demais da conta! (mas sou suspeita pra falar hehe).
      um abração e obrigada por compartilhar,
      Ah, me siga no insta!! @cicahermann

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *