Todo mundo sabe que a voz é o som que o ser humano usa para se comunicar. Para produzir o som, nós usamos o pulmão que gera um fluxo de ar, e este é expulso do diafragma. Então passa pelas pregas vocais que vibram e transformam esse ar em impulsos sonoros.

A rouquidão tem vários fatores, que podem muito bem ter origem em hábitos como fumar, ou na falta deles como não beber líquidos. Também pode vir de uma alergia ou de um ambiente com clima muito seco.
Mas a principal causa de a voz ficar rouca é o esforço vocal, causado pela má respiração. Então se você respira mal, você vai falar mal e consequentemente tende a ficar com rouquidão.

Aliás, já parou para pensar que tudo vem da respiração? A gente não repara, pois nascemos respirando sem passar por qualquer tipo de aprendizado. Mas sim, respiração é tudo nessa vida e precisamos ter atenção a ela.

Pois com esse cuidado, não é só a voz que sai ganhando, literalmente, mas também a sua saúde mental e emocional (afinal de contas, quando queremos controlar nossas emoções não precisamos respirar fundo?).

Então, respire bem que tudo fica melhor, inclusive a sua voz.

 

Designed by Freepik

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *