Você acha que rádio é coisa do passado?
Pois em um estudo do ano passado do Instituto Kantar Ibope, foi levantado que o brasileiro ouve, em média, 4 horas de rádio por dia.
Sabemos que os podcasts e outros serviços de áudio estão conquistando cada vez mais ouvintes, mas o rádio continua sendo o grande protagonista.
Por isso, fazer anúncios nesse canal ainda é uma estratégia de mídia a se considerar.
E aqui vão algumas dicas de como produzir um anúncio eficiente em rádio:
1. TENHA CLARO O QUE SE QUER ANUNCIAR
O primeiro passo para criar anúncios de rádio que funcionam é ter claro o produto ou serviço que você quer vender, e conhecê-lo de dentro para fora.
Procure avaliar todos os aspectos do produto e principalmente, responder à essas questões: o que ele faz e que problema ele resolve?
2. DEFINA PARA QUEM QUER ANUNCIAR
É preciso visualizar quem é a sua persona: para quem é o seu produto?
Essas perguntas podem ajudar a aprofundar melhor:
Qual é a idade dessa pessoa?
Qual o gênero?
Onde essa pessoa mora?
Qual é a situação econômica desta pessoa?
O que esta pessoa faz para viver?
Quais são as características da sua personalidade?
O que ela faz para se divertir?
Como é o seu estilo de vida?
Quando tiver isso definido, então pense no formato e no tom do seu anúncio.
3. ESCREVA UM ROTEIRO DE ÁUDIO QUE ENGAJE
Para criar um texto que engaje, você tem que ter em mente que a pessoa que ouve, vai ter que formar uma imagem à partir daquilo que o locutor ou locutora está dizendo.
Você depende apenas do som, então certifique-se de que seu roteiro seja envolvente, descritivo e fácil de entender.
Sabendo quem é a sua persona, o tom e o formato do anúncio, pense em um texto que passe a mensagem como se você estivesse conversando com aquela pessoa.
Tente dentro de uma concisão mínima, dizer qual problema você resolve.
4. ESCOLHA UM LOCUTOR OU UMA LOCUTORA PROFISSIONAL
A escolha de um locutor profissional que irá fazer a locução do seu anúncio é tão importante quanto o próprio roteiro.
Este locutor ou locutora será alguém que você quer que seja capaz de se conectar com o seu roteiro, e entender a mensagem que você está tentando passar.
Ele precisa ser capaz de visualizar o seu conceito e animá-lo para o público através da sua voz, juntamente com a produção de áudio.
5. RETOQUE FINAL
É preciso dar atenção à produção sonora final do seu anúncio.
Não se limite ao que já existe por aí, tente inovar através de efeitos e/ou trilhas a fim de que o resultado final do seu anúncio entretenha o ouvinte do início ao fim, e ainda cause um grande impacto!