Foto: Mário Novais (1899-1967)

 

Muitas pessoas pensam que locução é “só” gravar um texto, que chamamos de roteiro, mas já parou para pensar na importância dele? É muito comum receber roteiros de locução que vêm com erros (e que podem ser evitados) e acabam prejudicando o andamento e o resultado do projeto.

O primeiro erro que encontro, que é muito comum, é aquele que quem escreveu o texto para locução nem sempre tem familiaridade com a escrita. Muitas vezes essa pessoa ocupa outro cargo e acaba tendo que fazer também o texto. E é nítido quando um roteiro para locução não foi escrito por um profissional.

Locutores com mais experiência conseguem extrair a mensagem e dar vida a um texto mal escrito, no entanto, isso não é o ideal.

Roteiros abaixo do padrão não servem ao propósito da empresa e muitas vezes prejudicam o material final, não só locução, como a mensagem a ser transmitida.

Mas o que são roteiros ruins? Aqueles cheios de clichê, bordões, que não comunicam nada ou não destacam o diferencial do que está se divulgando, por exemplo.

Tem também aqueles que não falam a língua do público, usando uma linguagem muito formal para a Geração Z, outro exemplo.

Fora esses, com erros de linguagem, têm os que trazem erros de pontuação ou gramaticais. Um ponto, uma vírgula, faz toda a diferença na interpretação e entonação de uma frase e por isso é preciso estar bem atento à questão gramatical na hora de escrever um roteiro de locução.

Na maioria das vezes, a falta de orçamento faz com que esses tipos de erros aconteçam, mas mais uma vez, é importante salientar que precisa sim ter a contratação de um profissional, senão todo um trabalho de locução pode não atingir seus objetivos.

Um outro erro que pode ser citado é quando o texto se mostra bem confuso, não ficando claro qual é a mensagem que se quer passar.

São casos em que parece que aquele roteiro só passou por uma pessoa, não foi discutido ou até mesmo lido em voz alta para ver se “soa bem”.

É aconselhável sempre mostrar o roteiro a outras pessoas antes de enviar a sua versão final para o locutor ou a locutora. Uma mensagem mal escrita é uma mensagem mal entendida e consequentemente não surtirá efeito.

Se o cliente deseja – e todos desejam – que a locução traga resultado, todas as etapas do processo precisam de atenção e profissionalismo. Assim, todo mundo sai ganhando, afinal de contas, é um trabalho em conjunto.

 

 

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