Veja abaixo algumas dicas preciosas para você se tornar uma locutora

Hoje em dia, com o consumo crescente de vídeos – seja no meio comercial ou institucional – existe também um aumento da demanda para locutores, e mais especificamente, para locutoras.

A voz feminina tem sido bastante procurada e de repente você para e pensa: por que não se tornar uma locutora profissional?

Aqui, damos algumas dicas para quem quer se locutora:

Para começar, já é um passo à frente se você tem uma voz agradável, um timbre equilibrado e uma correta entonação das palavras. Claro que se não tiver essas características naturais, não tem problema, pois existem técnicas para desenvolver a sua voz.

Mas o passo mais importante para ser uma locutora profissional é querer. Isso mesmo, você tem que estar segura de que quer isso, pois não é algo que acontece da noite para o dia. É preciso muito preparo, estudo e dedicação.

Claro que as vantagens da profissão – como horários flexíveis, trabalhar de casa, retorno financeiro - saltam aos olhos, mas é preciso muita atenção ao fazer esta escolha.

Agora, se você já pensou em todo este novo cenário e já se vê como uma locutora profissional, então vamos às dicas:

 

1. CUIDE DE SUA VOZ

 
Isso mesmo, a partir de agora a sua ferramenta de trabalho é a sua própria voz e você precisa cuidar bem dela. Aquelas medidas básicas de proteção vocal: não falar alto ou gritar, fumar, beber em demasiado, tomar algo gelado, entre outras, têm que ser postas em prática no seu dia a dia.
 
 

2. DEDIQUE-SE DE VERDADE

 
Vá atrás de cursos que ensinam técnicas avançadas de locução e interpretação. É importantíssimo sempre se aperfeiçoar. Além disso, fazer cursos amplia o seu networking e é também onde você poderá trocar informações e sanar dúvidas.
 
 

3. CONHEÇA O MERCADO

 
Saiba quais as áreas que fazem mais vídeos com locutoras, que tipo de voz estão sendo usadas, repare nas diferentes locuções de vídeos ou de spots de rádio, os diferentes estilos. Escute, estude muito e busque diversas referências.
 
 

4. ENCONTRE A SUA VOZ

 
Dicas para ser uma loc
 
Tente encontrar um tom que você se identifica mais. Qual o seu perfil enquanto locutora? Sua voz se encaixaria mais em vídeos de varejo ou em uma locução mais formal, apresentando uma multinacional? Tente ver onde você se sente mais confortável interpretando a mensagem.
 
 

5. FAÇA UMA DEMO REEL

 
Para quem não sabe, Demo Reel é um “portfólio” do seu trabalho e muito usado no meio audiovisual. Então, faça uma compilação do seu trabalho - mesmo que ainda não tenha muitas amostras profissionais, coloque àquelas que desenvolveu em curso ou em outras ocasiões - e tenha sempre à mão uma amostra de 1 a 2 minutos da sua voz para qualquer oportunidade.
 
 

6. VOCÊ É A SUA VENDEDORA

 
Além de ser locutora, você também é sua própria vendedora. Você quem irá negociar com os clientes, conversar com eles, fazer os testes e entregar o que prometer. Esteja bem segura do valor a cobrar, qual margem de negociação, formas de pagamento, prazos e formas de entrega.
Uma observação especial aqui: não cobre abaixo do mercado para “ganhar” a locução. Cobre o valor do mercado, cobre o que é justo. Pois por mais que você ainda não tenha um extenso portfólio, você se preparou muito para ser uma locutora e isso conta.
 
 

7. DIVULGAÇÃO

 
Comece divulgando para a sua rede de contatos, amigos e familiares que você agora é uma locutora profissional. Assim, eles ficarão atentos ou então se lembrarão de pessoas que possam te ajudar no início.
Além disso, faça intensa divulgação nas Redes Sociais. Coloque ali alguns trabalhos feitos, mostre a sua voz!
 
 

8. INVISTA EM UM ESTÚDIO

 
Conseguiu realizar seus primeiros trabalhos como locutora? Ótimo! Que tal então investir em um estúdio? A maior parte dos locutores tem um estúdio em casa, mesmo que mais modesto no começo para não precisar alugar equipamentos ou horas em estúdios prontos. Na internet é possível encontrar várias dicas nesse sentido de quais equipamentos técnicos tem o melhor custo-benefício.

E coragem! Se você quer ser uma locutora, vá em frente e faça seu melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *