Aquela voz de “locutor” já não se aplica mais na maior parte dos vídeos.

 

Já há algum tempo estamos presenciando o movimento da “autenticidade” junto às marcas. A forma como elas se comunicam com seu público deixou de ser extremamente elaborada, produzida, planejada. E o mais importante: autoritária.

Os consumidores, querendo cada vez mais conhecer quem está por trás do que consomem, estão cada vez mais interessados em marcas autênticas, com propósito e transparência.

Por isso, de uns anos pra cá, empresas de todos os portes têm adotado uma comunicação mais próxima, informal e horizontal, ao contratar locutores com vozes mais suaves e locução mais natural.

No que tange à locução, o tom impositivo, sempre muito presente na publicidade, não é mais utilizado nos dias de hoje. Agora, a busca é por vozes e entonações de pessoas comuns, como se a marca fosse “gente como a gente” conversando com um amigo.

Assim, o ouvinte se identifica e a mensagem fica mais próxima dele, mais fiel e fiável.

E para fazer uma voz que não fique “forçadamente” normal? Daí é preciso contratar um locutor ou uma locutora que vai saber dar o tom exato à mensagem que a marca quer passar.

 

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2 Comments

  • Estou me preparando para entrar no mercado em breve e tenho ouvido muitos comerciais e percebido essa tendência da locução conversada. Cê viu aquela propaganda da Natura de Natal? a locução ficou tão natural, que cheguei a pensar que fosse um mix com vídeos e áudios caseiros, não pela qualidade do áudio/locução, mas pela forma super natural que a locutora fez! AMEI!

    • Isabela, essa tendência de locução natural é um caminho “sem volta”, na minha opinião. É uma das formas que as empresas tem de se conectar com seu público-alvo de uma forma mais amiga e “de igual pra igual”.
      Continue ouvindo boas locuções. Pode ter certeza que isso ajudará muito na sua interpretação!

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