Quando falamos em atuação e mercado de trabalho para um locutor profissional, pensamos muito mais em vídeos institucionais, vídeos publicitários, vinhetas, spots para rádio e em URA (atendimento telefônico).

Porém, há uma grande oportunidade na área do entretenimento, onde a procura por locução profissional se faz cada vez mais crescente, que é o mercado de videogames.

Hoje em dia, existem mais de 2,5 bilhões de videogames em todo o mundo, de acordo com um estudo feito pelo The European Mobile Game Market, o que provoca uma alta demanda por locutores neste nicho.

No Brasil, por exemplo, além de locutores para dar voz ao personagens, existe também a necessidade de fazer dublagens, já que muitos dos videogames são importados.

E por mais que existam estúdios especializados nisso, a procura por locutores é cada vez mais crescente.

No entanto, não é um trabalho simples de ser feito, já que os personagens de videogames – como em um filme – precisam convencer seus jogadores, que tem uma expectativa muito alta com relação à interpretação da voz.

Caso seja uma voz que não os convença, se o locutor não conseguir dar vida ao personagem, os jogadores tendem a se desinteressar pelo jogo.

Portanto, é imprescindível ter um locutor/dublador que tenha não só versatilidade na voz, mas que também consiga transmitir diferentes sensações através dela, já que nos games, a trajetória de “vida” de cada um ali é, como sabemos, bastante emocionante.

4 Comments

  • Olá Ciça, tudo bem?
    Gostaria muito de indicações ou de endereços aonde eu possa mandar meu portfólio.
    Se você possuir e puder compartilhar vai ser de grande valia!
    Muito obrigado!!!

    • Oi Piter, tudo bem?
      Feliz ano novo!
      Piter, quase nunca me pedem indicações de locução masculina, mas pode me enviar que eu deixo aqui na manga, caso alguém me solicite!
      Acho que é uma boa opção você se cadastrar no site locutores.com.br. Tenho muitos amigos que trabalham bem através dessa plataforma (eu mesma já recebi pedidos de orçamento por lá). Fora isso, você pode fazer um trabalho de pesquisa e fazer lista de produtoras de som, agências e produtoras de vídeo e enviar o seu repertório.
      Importante você sempre mencionar que tem home estúdio. Não sei se é o seu caso, mas é imprescindível ter equipamentos em casa e uma boa acútisca para atender o cliente com profissionalismo.
      E por último, tenha um site, soundcloud ou alguma página com o seu repertório online. E sempre que possível, esteja presente nas mídias sociais divulgando o seu trabalho!
      Espero ter conseguido te ajudar!
      um grande abraço!

    • Oi Regina, tudo bem? Feliz ano novo!
      Regina, eu começaria pesquisando por produtoras de games no Brasil. Assim que conseguir o nome dessas empresas, entre em contato com elas para saber quem é a pessoa responsável pelo casting das vozes, e envie o seu repertório.
      Outra opção é estar presente em midias sociais e no Google para mostrar o seu trabalho para possíveis interessados. Recentemente eu fiz um projeto de game que o cliente me achou no site do Clube da Voz. Penso que estar presente nas mídias sociais e em banco de vozes é a opção mais eficaz a longo prazo. Exige paciência e perseverança, mas vale a pena!
      Boa sorte para você, Regina! 2021 vai ser um ano ótimo para todos da profissão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *