Hoje em dia, empresas de variados tamanhos e nichos, veem cada vez mais a necessidade de não somente vender seus produtos ou serviços, mas também de oferecer conteúdo ao seu público.

Sendo assim, há uma demanda maior pela produção de vídeos e outros formatos de se comunicar uma mensagem e consequentemente, um aumento da procura de locutoras e locutores que serão os porta-vozes dessas mensagens.

Há um bom tempo, uma empresa interessada em contratar locutor, entrava em contato com produtoras de áudio ou agências de comunicação. No entanto, hoje esse processo pode ser feito diretamente com a locutora ou o locutor.

Em sua maioria, os locutores que trabalham de forma independente têm toda uma estrutura para atender às mais variadas solicitações, e mantêm um site onde apresentam seu portfólio com os trabalhos feitos.

O cliente então pode fazer essa busca por "locutor online" via Google, por exemplo, e conhecer o trabalho de diferentes locutores.

Depois de feita essa pesquisa e analisar qual o tipo de voz que mais se adequa ao projeto em questão, é hora de entrar em contato para realizá-lo.

E aqui serão relatados os processos mais comuns de práticas de locução, que podem variar de profissional para profissional.

  

ENCONTREI UMA LOCUTORA, QUERO CONTRATAR!

Antes de entrar em contato perguntando o valor de um locutor online, é preciso enviar um briefing do seu projeto.

O “briefing” é como se fosse um sumário do trabalho de locução a ser desenvolvido e nele deve constar os seguintes pontos:

 

  • Tipo de locução: institucional, comercial, spot, vinheta, treinamento, e-learning, vinheta, etc.
  • Mídia onde a locução será utilizada: internet, rádio, tv, sistema de telefonia, eventos, cinema, teatro, shopping center;
  • Tempo de locução: em segundos, minutos ou ainda número de palavras;
  • Tempo de utilização: 1 dia, 1 semana, 1 quinzena, 1 mês, 6 meses, 1 ano, indefinido
  • Alcance ou praça: local, capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, outras), estadual, nacional

 

Ainda, referências são sempre bem-vindas, então o cliente deveria enviar alguma locução que seja inspiradora ou parecida com a que se espera.

Após o recebimento dessas informações, a locutora terá condições de enviar um orçamento mais preciso para o cliente.

Esse orçamento será considerado aprovado depois de definir os detalhes da gravação, combinada a forma e o prazo de pagamento, e claro, ter o texto final que será gravado.

 

SOBRE O ROTEIRO

O texto de locução também é chamado de roteiro.

Esse material pode chegar nas mãos da locutora de basicamente duas formas: somente texto ou o roteiro técnico, onde já vem com as indicações de minutagem, entrada de áudio/trilha e imagens.

Normalmente é escrito por um profissional, pois a linguagem escrita é muito diferente da linguagem falada. Portanto, para não se ter uma discrepância entre esses dois tipos de mensagem, é preciso um olhar apurado na criação do roteiro.

Lembrando, que a versão final e aprovada é a que deve ser enviada à locutora.

 

A GRAVAÇÃO

O roteiro para locução online deverá ser enviado em um dos seguintes formatos: doc, docx, odf, rtf, txt e outros sob consulta.

É importante que nele constem referências para a pronúncia de termos não comuns ou palavras e marcas estrangeiras, por exemplo M&M’s (emenems), Levi’s (livais).

Essa referência pode ser enviada por escrito ou por áudio.

 

COMO É FEITA A ENTREGA?

O prazo para entrega do arquivo é de até 24 horas em dias úteis, contados a partir do recebimento do roteiro revisado e aprovado.

Contudo, esse prazo pode variar de acordo com urgência na realização do projeto, podendo, em alguns casos, ser antecipado.

A entrega é feita por e-mail, enviada em alta qualidade através de armazenamento virtual (Google Drive, Dropbox, WeTransfer, entre outros), para não sobrecarregar a caixa postal de e-mail do cliente.​

 

SERÁ PRECISO REGRAVAR

A regravação pode acontecer e como o termo sugere, será preciso gravar de novo – podendo ser apenas algum trecho do roteiro ou ele inteiro.

Esse trabalho exige uma nova sessão de estúdio com foco às alterações solicitadas, mas com atenção àquilo que não deve mudar, como exemplo, a entonação das palavras, o ritmo, existentes na versão original.

Caso essas alterações sejam por conta de entonação ou pronúncia da locução, serão refeitas sem custo adicional.

 

QUAL É A EXTENSÃO DO ARQUIVO?

Os arquivos podem ser disponibilizados no padrão wav, aif, flac, mp3 ou outros. É importante destacar que toda a gravação e edição é feita em alta resolução (24 bits).

Como pode ver, o processo é simples e prático. O importante é saber o que se quer, que a realização será feita da melhor forma possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *