Primeiro vamos esclarecer esse conceito de forma muito simples e depois nos aprofundaremos.
A locução comercial é a locução que tem o objetivo de vender. Pode ser a venda de um produto, serviço ou mesmo de um conteúdo. É bastante abrangente e envolve diversos tipos de locução, como a locução publicitária, locução para sistemas de telefonia, aplicativos, entre outros.
Um locutor comercial deve atrair a atenção do ouvinte para aquilo que se quer vender, e para isso, é importante saber interpretar o texto da forma mais adequada para cada tipo de produto e serviço.
Nos últimos anos, observamos um aumento da demanda por locutores comerciais, já que com a atual realidade digital em que vivemos, novos canais de divulgação foram surgindo e exigindo, entre vídeos e áudios, a atuação de um locutor comercial.
No entanto, a entrada no mercado de locução exige bastante dedicação, pois além das habilidades inerentes a profissão, os locutores e locutoras são também “donos do próprio negócio”, e devem saber como administrá-lo.
No post anterior, foram dadas algumas dicas de “como começar” na área, assim como a importância de se fazer cursos de formação e especialização.
O que não comentamos, embora seja uma dúvida muito frequente é: quanto ganha um locutor profissional?
Bom, não existe uma tabela de locução e o custo varia de acordo com o momento de carreira de cada locutor profissional e do tipo do projeto. E para identificar isso, sugiro algumas perguntas básicas a serem feitas para formulação do seu orçamento:
- Quem é o cliente?
- Qual é o propósito da locução?
- Qual o tempo da locução?
- Qual mídia será usada? TV, internet, canal interno, PDV ?
- Se for para internet, a locução será impulsionada?
- Por quanto tempo ficará no ar? 1 ano, 2 anos, 1 mês?
É importante destacar que o locutor comercial não ganha somente pela sua hora de trabalho em estúdio. Ele é remunerado também pelo tempo de utilização da sua voz, ou seja, pelo tempo que a sua voz ficará “no ar” gerando vendas ao cliente.
E o recado final a um locutor comercial é: dê valor ao seu trabalho e não tenha vergonha de fazer perguntas ao cliente. Quanto mais informações você tiver sobre o projeto, mais assertivo você será no cálculo do seu orçamento e mais profissional na sua negociação.
Legal o artigo Ciça! Depois acessa lá o http://www.locutorgabriel.com.br
Parabéns pelo site!
Quero engressar nessa area precisaria saber se vale a pena valores tempp de locução.e se realmente preciso fazer im curso profissional
Olá Denise!
Fazer um curso ou não depende do seu conhecimento na área. Se você está apta a gravar boas locuções, sabe como o mercado funciona e também tem o seu próprio estúdio, penso que não seja necessário. Caso contrário, estudar é o primeiro passo e o mais importante antes de começar a trabalhar na área.
Sobre valores, cada locutor pratica o seu próprio preço a depender de sua relevância no mercado e dos fatores descritos no artigo. Sendo assim, o preço que irá praticar dependerá do seu conhecimento.
Sou muito feliz profissionalmente e financeiramente sendo locutora, Denise 🙂
um abraço!