Assim como em qualquer área, a locução tem suas vantagens e desvantagens

 

Ser locutora é uma profissão que exige muita dedicação e disciplina.

Por você ser a sua própria marca é preciso ter, além de vontade e determinação, um planejamento estratégico para desenvolver uma carreira sólida.

Se você está iniciando um trabalho como locutora ou ainda está pensando em trilhar o caminho da locução, veja abaixo alguns prós e contras da profissão.

Vamos começar pelos contras:

 

CUSTO INICIAL ALTO

 

Para iniciar nessa carreira é preciso investir dinheiro logo no início. Não somente no aprendizado, realizando cursos específicos na área, mas também com equipamentos de áudio.

Mesmo que no começo você não precise comprar os melhores equipamentos para ser uma locutora, é preciso tê-los por perto, assim você terá mais liberdade para realizar o seu trabalho, além de poder treinar a sua voz.

Além disso, será necessário investir na divulgação do seu nome, criar um site, rede social onde as pessoas e empresas poderão te encontrar e enxergar você como uma locutora profissional.

 

PACIÊNCIA

 

Para ser uma locutora profissional é preciso ter paciência. Você não vai conseguir ser uma locutora do dia para noite. As coisas tem seu tempo para acontecer, então é preciso deixar a ansiedade de lado e ser paciente.

Você irá fazer muitos testes e talvez não consiga de primeira ser contratada. Portanto, respire fundo e não desvie do seu objetivo, apesar das dificuldades.

 

SOLIDÃO

 

Ser locutora é um trabalho solitário. Muitas vezes é você sozinha gravando, sem ter por perto alguém para pedir opiniões ou receber orientações.

Muitos locutores se sentem bastante confortáveis nessa situação, mas existem pessoas que não conseguem se ver trabalhando a maior parte do tempo sozinhas. É preciso lidar com isso.

 

INSTABILIDADE FINANCEIRA

 

Mesmo que você já tenha conquistado o seu espaço e agora é uma locutora profissional, sempre terá em frente um cenário instável, onde terão meses em que surgirão muitos trabalhos e outros que não.

Por isso, a disciplina é fundamental para ser um locutor, pois você tem que prever esses acontecimentos e a sazonalidade do mercado.

 

Bom, estes são os principais pontos desfavoráveis em ser uma locutora profissional. Agora vamos às vantagens:

 

LIBERDADE

 

Ser dono do seu próprio tempo é algo que não tem preço. Não ter que pegar trânsito, bater ponto, dar satisfação quando tiver um compromisso para o “chefe”, é realmente algo muito vantajoso.

Ser locutora profissional exige sim responsabilidade para administrar o tempo e cumprir prazos como qualquer outra profissão, mas neste caso, você escolhe a forma e o ritmo em que isso será feito.

 

GANHOS FINANCEIROS

 

Todo locutor profissional é um empreendedor e a sua voz é o seu negócio. E quanto mais você emprestá-la, mais retorno financeiro você terá.

Portanto, se o mercado está em alta, se a demanda por locutores cresce, você pode muito bem se aproveitar disso para ter ganhos extras.

Já que o seu produto não depende de estoque e frete, é só você querer estar disponível que o retorno vem.

 

VIVER DO QUE SE GOSTA

 

Dificilmente uma pessoa escolhe ser locutor ou locutora profissional sem realmente gostar do que faz. E é extremamente prazeroso poder viver daquilo que se ama, daquilo em que você vê sentido em fazer.

Então, se você é uma dessas pessoas, todos os “contras” minimizam, abrindo caminho para seguir em frente na profissão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *