Você conhece os diferentes tipos de locução?

Muitas vezes as pessoas pensam que o locutor faz uma coisa só, no entanto, existem “especializações” dentro deste trabalho de locução e abaixo cito algumas delas:

Locução narrativa: é aquela que sente o texto lido, usa as emoções. Ela é mais interpretativa, sendo o locutor quase um ator. É muito utilizada em vídeos, seja institucional, comercial ou de arte.

Locução esportiva: é aquela locução vibrante, tem que ser bom de improviso e ter espontaneidade.

Locução em notícias (noticiarista): normalmente trabalha em rádio e lê as notícias escritas pela redação. Seu tom é mais sóbrio e sério.

Locução comercial: é a interpretação da peça publicitária. É preciso encontrar a entonação necessária que aquela mensagem exige, além de prender a atenção do ouvindo do começo ao fim.

Locução apresentador: é o que comanda um programa de rádio, por exemplo. Faz o trabalho de “âncora” e dá diversas informações no andamento do programa.

Essas são só algumas das vertentes da nossa profissão. E dentro de cada uma, ainda existe o “estilo” que o profissional adota, a personalidade da voz. Por isso é tão importante conhecer mais para definir bem qual voz atenderá a sua necessidade! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *