Primeiro vamos esclarecer esse conceito de forma muito simples e depois nos aprofundaremos.

A locução comercial é a locução que tem o objetivo de vender. Pode ser a venda de um produto, serviço ou mesmo de um conteúdo. É bastante abrangente e envolve diversos tipos de locução, como a locução publicitária, locução para sistemas de telefonia, aplicativos, entre outros.

Um locutor comercial deve atrair a atenção do ouvinte para aquilo que se quer vender, e para isso, é importante saber interpretar o texto da forma mais adequada para cada tipo de produto e serviço.

Nos últimos anos, observamos um aumento da demanda por locutores comerciais, já que com a atual realidade digital em que vivemos, novos canais de divulgação foram surgindo e exigindo, entre vídeos e áudios, a atuação de um locutor comercial.

No entanto, a entrada no mercado de locução exige bastante dedicação, pois além das habilidades inerentes a profissão, os locutores e locutoras são também “donos do próprio negócio”, e devem saber como administrá-lo.

No post anterior, foram dadas algumas dicas de “como começar” na área, assim como a importância de se fazer cursos de formação e especialização.

O que não comentamos, embora seja uma dúvida muito frequente é: quanto ganha um locutor profissional?

Bom, não existe uma tabela de locução e o custo varia de acordo com o momento de carreira de cada locutor profissional e do tipo do projeto. E para identificar isso, sugiro algumas perguntas básicas a serem feitas para formulação do seu orçamento:

 

  • Quem é o cliente?
  • Qual é o propósito da locução?
  • Qual o tempo da locução?
  • Qual mídia será usada? TV, internet, canal interno, PDV ?
  • Se for para internet, a locução será impulsionada?
  • Por quanto tempo ficará no ar? 1 ano, 2 anos, 1 mês?

 

É importante destacar que o locutor comercial não ganha somente pela sua hora de trabalho em estúdio. Ele é remunerado também pelo tempo de utilização da sua voz, ou seja, pelo tempo que a sua voz ficará “no ar” gerando vendas ao cliente.

E o recado final a um locutor comercial é: dê valor ao seu trabalho e não tenha vergonha de fazer perguntas ao cliente. Quanto mais informações você tiver sobre o projeto, mais assertivo você será no cálculo do seu orçamento e mais profissional na sua negociação.

 

 

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