A escolha do locutor ou locutora para vídeo ou peça publicitária terá grande impacto na sua marca. A voz correta pode criar uma conexão emocional entre sua marca e seus clientes. Por outro lado, a voz mal escolhida pode criar emoções negativas e pouco impactantes para o seu produto ou brand.
Portanto, a boa escolha da voz que representará sua marca perante seus clientes é essencial!
Abaixo, seguem 8 dicas para ajudá-lo no processo de selecionar o perfeito locutor ou locutora para o seu próximo vídeo.
1. Liste quais são as emoções que se deseja associar a sua marca
Primeiramente, faça uma lista das emoções que melhor se associam a ela. Ex: se sua marca se relaciona com saúde, duas emoções que possivelmente a descrevem são: alegria e serenidade. Se você produz automóveis, talvez as emoções conectadas com sua marca seriam: solidez e confiança. Portanto, escolha um locutor ou locutora que melhor transmita estas emoções.
2. Veja exemplos de trabalhos anteriores
Um bom locutor ou locutora deve fornecer um portfólio de trabalhos que demonstre a versatilidade da sua voz e atuação. Assim, é possível verificar se este ou esta é uma boa profissional, capaz de atender as suas expectativas.
3. Ajuste a voz para seu público
Existem inúmeros timbres de voz e tipos de interpretação. A melhor é sempre aquela que o seu público-alvo se identifica. Portanto, conheça o seu público-alvo!
4. Promova um “casting” de locutores
Ouça diversos profissionais para fazer uma escolha consciente e assertiva. Se estiver trabalhando com uma produtora de som, peça um “casting” com opções de vozes e interpretação, assim será dirigido para o público-alvo que pretende atingir.
5. Faça um teste com o seu público
Você gosta da voz escolhida, mas como soa esta voz para seu público-alvo?
Lembre-se que o profissional escolhido não deve agradar somente a você, mas principalmente ao seu target!
6. Tipos de interpretação
Existem diversos tipos de interpretação que um bom profissional será apto a fazer: explicativa, comercial, varejo, institucional, educacional, comercial, entre muitas outras. Mas a melhor escolha é sempre aquela que complementa o seu vídeo ou peça.
7. Sotaque
Em um país de dimensões continentais como o Brasil, existe uma ocorrência natural e importante de diferentes tipos de sotaques. Entretanto, a escolha irá depender da abrangência da veiculação da sua peça ou vídeo.
Se a abrangência será nacional, opte por um sotaque neutro. Em contrapartida, se a sua peça irá veicular em uma região específica, possivelmente uma boa escolha será um sotaque que se identifique com aquela região.
8. Atenção aos pequenos detalhes
Depois de realizar todas as etapas anteriores e está certo da voz escolhida, é importante se atentar aos pequenos detalhes:
- Primeiramente, verifique se o áudio enviado está nítido e livre de ruídos. Um bom locutor ou locutora para vídeo deve utilizar de equipamentos profissionais e ser capaz de fazer uma gravação impecável.
- Por fim, perceba se existe alguma frase ou palavra que por algum motivo não foi falada claramente. Caso isso aconteça, peça para o profissional refazer a gravação.
Lembre-se: pense a longo prazo!
Ao escolher o locutor ou locutora que representará sua marca, considere este profissional para futuros projetos. Seu público tende a criar laços emocionais com a voz e, portanto, com a sua marca.
A escolha correta de um profissional da voz fará diferença na eficácia da sua propaganda ou mensagem. Por isso, tenha tempo para escolher corretamente a voz que representará a sua marca e avalie as opções cuidadosamente para parcerias duradouras.