O QUE É URA? POR QUE ELA É INDISPENSÁVEL EM UMA EMPRESA?

25/12/2020

Diante de um mercado cada vez mais competitivo, investir em ferramentas de atendimento pode reduzir custos e aumentar a qualidade das chamadas.   O que é URA?   A Unidade de Resposta Audível, mais conhecida como URA, é um sistema de atendimento automático das chamadas de telefone, que vocaliza todo o menu de opções para que … Read More

Como contratar um locutor pela internet?

07/12/2020

Hoje em dia, empresas de variados tamanhos e nichos, veem cada vez mais a necessidade de não somente vender seus produtos ou serviços, mas também de oferecer conteúdo ao seu público. Sendo assim, há uma demanda maior pela produção de vídeos e outros formatos de se comunicar uma mensagem e consequentemente, um aumento da procura … Read More

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE NARRAÇÃO E LOCUÇÃO?

05/11/2020

Embora desempenhem funções parecidas – seja em um vídeo, ou em uma rádio – locução e narração podem ser vistos como trabalhos diferentes por apresentarem atuação e linguagens distintas. No jornalismo, por definição, o narrador é o profissional responsável por narrar um fato. Na literatura, também existe “o narrador”, que tem a função de conduzir a história – podendo … Read More

DEPOIS DOS PODCASTS, VEM AÍ OS VIDEOCASTS

05/10/2020

  O podcast, como é sabido, tornou-se um fenômeno no Brasil. Inclusive, uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE em parceria com a CBN e a revista Piauí, revelou que hoje quatro entre dez internautas já ouviram um podcast. Mas se esse assunto ainda não lhe é familiar, vamos dar aqui uma breve explicação antes de … Read More

5 PASSOS PARA AQUECER A SUA VOZ

21/09/2020

  Assim como atletas, músicos e outros profissionais, nós locutores também precisamos de um bom aquecimento antes de entrar em ação. Nesse artigo, mostrarei os 5 exercícios que faço diariamente para aquecer a voz, antes de começar a minha jornada de gravações. Também vou disponibilizar pra vocês um mp3 de cada exercício e o guia … Read More

O PAPEL DA LOCUÇÃO PUBLICITÁRIA NO MERCADO

11/09/2020

Um breve histórico: o que é “publicidade”?   Antes de entrar especificamente na locução publicitária, vamos voltar algumas casas e falar sobre a publicidade e o seu significado. O termo publicidade é uma flexão de publicité, em francês, cuja origem latina vem de “publicus” ou seja ‘caráter do que é público. Publicidade é uma ferramenta … Read More

LOCUÇÃO E TECNOLOGIA: EVOLUINDO JUNTOS

21/08/2020

Se formos olhar há alguns anos, não muitos, cerca de 5 a 10 anos, o mercado de locução se restringia muito à locuções comerciais e esperas telefônicas (URA). É inegável o quanto a tecnologia contribuiu tanto para o desenvolvimento do trabalho de locutores, que puderam se automatizar e fazer entregas com mais agilidade e qualidade, … Read More

A LOCUÇÃO COMEÇA COM UM BOM ROTEIRO

21/08/2020

Foto: Mário Novais (1899-1967)   Muitas pessoas pensam que locução é “só” gravar um texto, que chamamos de roteiro, mas já parou para pensar na importância dele? É muito comum receber roteiros de locução que vêm com erros (e que podem ser evitados) e acabam prejudicando o andamento e o resultado do projeto. O primeiro … Read More

O QUE FAZ E QUANTO GANHA UM LOCUTOR COMERCIAL?

17/07/2020

Primeiro vamos esclarecer esse conceito de forma muito simples e depois nos aprofundaremos. A locução comercial é a locução que tem o objetivo de vender. Pode ser a venda de um produto, serviço ou mesmo de um conteúdo. É bastante abrangente e envolve diversos tipos de locução, como a locução publicitária, locução para sistemas de … Read More

A VOZ E O PODER DE EMOCIONAR

11/06/2020

É sabido que para a nossa comunicação ser entendida, é preciso um conjunto de fatores formados entre palavra, corpo e voz, e ainda, que este último componente é fundamental. É a voz a maior responsável por passar emoção. Através dela é possível detectar alegria, tristeza, ansiedade, medo entre outros sentimentos. O som da voz humana … Read More