URA - O que é ? A Unidade de Resposta Audível, mais conhecida como URA, é um sistema de atendimento automático das chamadas de telefone, que vocaliza todo o menu de opções, para que uma opção seja selecionada por números. Esses números podem ser digitados no próprio telefone de quem está realizando a chamada. […]
Embora desempenhem funções parecidas – seja em um vídeo, ou em uma rádio – o locutor e narrador desempenham papéis diferentes, por apresentarem atuação e linguagens distintas. No jornalismo, por definição, o narrador é o profissional responsável por narrar um fato. Na literatura, também existe “o narrador”, que tem a função de conduzir a história – podendo […]
Você conhece o evento Wings for Life? Trata-se de uma corrida global promovida anualmente pela Redbull e que tem uma causa muito nobre e necessária por trás. Em 2004, o bicampeão mundial de motocross Heinz Kinigadner e o fundador da Red Bull, Dietrich Mateschitz, criaram a organização Wings for Life sem fins lucrativos, após um […]
Assistentes virtuais são a última tecnologia em atendimento ao cliente, com grandes marcas usando este recurso para se aproximar dos seus clientes, criar um relacionamento amigável e estabelecer laços de confiança. Para que isso aconteça, há uma tentativa em humanizar cada vez mais os robôs e, com isso, corre-se o risco dos “humanos digitais” refletirem […]
Não é novidade para ninguém que todas as profissões são afetadas com esse vírus que nos assola e nos tira vidas todos os dias. Perdemos parentes, amigos, conhecidos e às vezes até parceiros de vida, o que nos faz repensar muito na nossa responsabilidade social. Esse texto não tem nenhum intuito de dizer qual profissão […]
Todos sabemos que sonhos não se realizam da noite para o dia. Inclusive, eles podem ficar escondidos até percebermos que sempre estiveram ali e então tiramos da sombra e os trazemos para a luz, mesmo sabendo que esse movimento nunca é simples. Essa introdução um tanto metafórica é para contar aqui um pouco sobre a […]
Hoje em dia, empresas de variados tamanhos e nichos, veem cada vez mais a necessidade de não somente vender seus produtos ou serviços, mas também de oferecer conteúdo ao seu público. Sendo assim, há uma demanda maior pela produção de vídeos e outros formatos de se comunicar uma mensagem e consequentemente, um aumento da procura […]
O podcast, como é sabido, tornou-se um fenômeno no Brasil. Inclusive, uma recente pesquisa realizada pelo IBOPE em parceria com a CBN e a revista Piauí, revelou que hoje quatro entre dez internautas já ouviram um podcast. Mas se esse assunto ainda não lhe é familiar, vamos dar aqui uma breve explicação antes de […]
Assim como atletas, músicos e outros profissionais, nós locutores também precisamos de um bom aquecimento antes de entrar em ação. Nesse artigo, mostrarei os 5 exercícios que faço diariamente para aquecer a voz, antes de começar a minha jornada de gravações. Também vou disponibilizar pra vocês um mp3 de cada exercício e o guia […]
Um breve histórico: o que é “publicidade”? Antes de entrar especificamente na locução publicitária, vamos voltar algumas casas e falar sobre a publicidade e o seu significado. O termo publicidade é uma flexão de publicité, em francês, cuja origem latina vem de “publicus” ou seja ‘caráter do que é público. Publicidade é uma ferramenta […]
Se formos olhar há alguns anos, não muitos, cerca de 5 a 10 anos, o mercado de locução se restringia muito à locuções comerciais e esperas telefônicas (URA). É inegável o quanto a tecnologia contribuiu tanto para o desenvolvimento do trabalho de locutores, que puderam se automatizar e fazer entregas com mais agilidade e qualidade, […]
Foto: Mário Novais (1899-1967) Muitas pessoas pensam que locução é “só” gravar um texto, que chamamos de roteiro, mas já parou para pensar na importância dele? É muito comum receber roteiros de locução que vêm com erros (e que podem ser evitados) e acabam prejudicando o andamento e o resultado do projeto. O primeiro […]
Primeiro vamos esclarecer esse conceito de forma muito simples e depois nos aprofundaremos. A locução comercial é a locução que tem o objetivo de vender. Pode ser a venda de um produto, serviço ou mesmo de um conteúdo. É bastante abrangente e envolve diversos tipos de locução, como a locução publicitária, locução para sistemas de […]
É sabido que para a nossa comunicação ser entendida, é preciso um conjunto de fatores formados entre palavra, corpo e voz, e ainda, que este último componente é fundamental. É a voz a maior responsável por passar emoção. Através dela é possível detectar alegria, tristeza, ansiedade, medo entre outros sentimentos. O som da voz humana […]
Vamos falar um pouco sobre bastidores e colocar aqui os principais desafios que uma locutora ou um locutor profissional enfrenta ao longo da carreira. Muitas pessoas podem achar que é um tanto simples ser um profissional da voz: basta ter uma voz boa e querer viver disso. Mas como todas as profissões, para ser um […]
A mudança no consumo de podcasts com a quarentena traz oportunidades variadas tanto para produtores de conteúdo, quanto para marcas. Antes mesmo de imaginarmos o atual cenário, o mercado nacional de podcasts já vinha crescendo vertiginosamente. Quando se fez necessário o isolamento social no Brasil, no final de março, houve então uma aceleração […]
Quando falamos em atuação e mercado de trabalho para um locutor profissional, pensamos muito mais em vídeos institucionais, vídeos publicitários, vinhetas, spots para rádio e em URA (atendimento telefônico). Porém, há uma grande oportunidade na área do entretenimento, onde a procura por locução profissional se faz cada vez mais crescente, que é o mercado de […]
Você acha que rádio é coisa do passado? Pois em um estudo do ano passado do Instituto Kantar Ibope, foi levantado que o brasileiro ouve, em média, 4 horas de rádio por dia. Sabemos que os podcasts e outros serviços de áudio estão conquistando cada vez mais ouvintes, mas o rádio continua sendo o […]
Teve uma época em que o blog era uma poderosa ferramenta de comunicação informal, quando ainda não existiam as redes sociais. Muitas pessoas e empresas tinham um blog para mostrar os bastidores, falar de assuntos com um tom mais pessoal. No entanto, eram textos e textos e quase nenhum recurso audiovisual incluído. Pois hoje em […]
A tecnologia avança a uma velocidade gigantesca, especialmente no mundo do TTS (“Texto para Fala” - sigla em inglês). Como locutores, nós certamente estamos cientes dele – e alguns de nós podem até temer que essa tecnologia nos atropele. Será que isso pode acontecer? O avanço do TTS: O TTS é um sistema […]
Um novo nome para uma estratégia nem tão nova assim, mas ainda com grande potencial: o vídeo marketing. O conceito de vídeo marketing é simples: uso de vídeos para promover uma marca ou produto em meios digitais. Hoje em dia não existe estratégia de marketing que não inclua a criação de vídeo. Ou pelo menos, não […]
A Voz é Mais do que Som A comunicação humana é algo fascinante. A todo momento estamos nos comunicando, mesmo em silêncio. Na comunicação oral, a voz tem o poder de comunicar incontáveis informações psicológicas, a depender do seu tom, intensidade, dinamismo e inúmeras outras variáveis. Você pode detectar características de uma pessoa examinando […]
O que há uns anos era tendência, hoje é realidade. As pessoas estão cada vez mais interagindo com diversos assistentes de voz, seja para saber a previsão do tempo, ler os e-mails, procurar um canal ou desligar a luz da casa toda. Um estudo feito pela Adobe revela que mais da metade da população […]
No Brasil – e no mundo - o ano de 2019 foi marcante para o crescimento dos podcasts. De acordo com o Spotify, o número de usuários mensais ouvindo intencionalmente podcasts aumentou em 175% no último ano. No Brasil, a região Sudeste é a que mais consome este tipo conteúdo, principalmente através do Spotify. […]
O ano novo já se aproxima e o mercado se prepara para as novas tendências A Kantar Ibope Media realizou uma pesquisa e lançou alguns insights para ficarmos atentos – principalmente para quem trabalha com o mercado de áudio e vídeo. Seguem abaixo: 5G VIRA REALIDADE A era 5G vai se consolidar em […]
Hoje em dia, consumidores de qualquer produto, serviço ou ideia preferem muito mais ver e ouvir uma mensagem do que a ler. Por isso, o mercado de locução vem crescendo bastante e a procura por vozes que combinem com aquilo que uma marca quer comunicar tem se tornado trabalhosa. Isso, porque com a crescente demanda, […]
Assim como em qualquer área, a locução tem suas vantagens e desvantagens Ser locutora é uma profissão que exige muita dedicação e disciplina. Por você ser a sua própria marca é preciso ter, além de vontade e determinação, um planejamento estratégico para desenvolver uma carreira sólida. Se você está iniciando um trabalho como […]
Veja abaixo algumas dicas preciosas para você se tornar uma locutora Hoje em dia, com o consumo crescente de vídeos – seja no meio comercial ou institucional – existe também um aumento da demanda para locutores, e mais especificamente, para locutoras. A voz feminina tem sido bastante procurada e de repente você para e pensa: […]
Aquela voz de “locutor” já não se aplica mais na maior parte dos vídeos. Já há algum tempo estamos presenciando o movimento da “autenticidade” junto às marcas. A forma como elas se comunicam com seu público deixou de ser extremamente elaborada, produzida, planejada. E o mais importante: autoritária. Os consumidores, querendo cada vez mais […]
No último dia 3 de outubro foi lançada no Brasil a Alexa, assistente virtual da Amazon que responde por comandos de voz Conhecida já no exterior, Alexa chega ao Brasil em sua versão português, o que trouxe alguns desafios para a Amazon. Um deles foi entender os diversos sotaques e gírias utilizadas no Brasil. […]
Alguma vez você já tentou cantar uma música e não conseguiu pois era muito difícil? Tem certas músicas que exigem mais do que as outras. Seja por conta de um agudo impossível, por serem muito rápidas, por terem uma letra difícil ou ainda por exigirem uma potência vocal. Dizem que as músicas líricas são as […]
Saiba que existe uma diferença entre a voz que falamos e a voz que os outros escutam. Sempre achamos que o som que falamos é diferente do som que ouvimos em gravações. E de fato isso é uma realidade. Existe uma diferença entre a voz que você ouve quando fala e a voz que […]
Cada vez mais, assistentes virtuais surgem para solucionar problemas e criar conexões. Diversos artigos sugerem que até 2025 as pessoas trocarão o touch pela voz. Todas as apostas apontam para uma era screenless, em que o único esforço para ler uma notícia, obter informações ou fazer uma compra será dar alguns comandos por voz. Já […]
O que você fala é menos importante do que “como” você fala. Já parou para pensar que em cada palavra dita existe um conteúdo verbal e um não verbal? E claro, a esfera “não verbal” é a menos controlável, e portanto a mais autêntica. Aliás, é sabido que a comunicação humana é composta da […]
O que comunica nosso tom de voz? O tom da voz é um dos elementos de maior influência na comunicação. Uma série de parâmetros sonoros dão sentindo, consciente ou inconsciente, à mensagem que estamos transmitindo, como por exemplo: timbre, intensidade do som, velocidade, dicção, claridade, projeção da voz, entre outros. Várias pessoas podem dizer […]
Todo mundo sabe que a voz é o som que o ser humano usa para se comunicar. Para produzir o som, nós usamos o pulmão que gera um fluxo de ar, e este é expulso do diafragma. Então passa pelas pregas vocais que vibram e transformam esse ar em impulsos sonoros. A rouquidão […]
Recentemente fiz uma nova locução para a rede de cafés Starbucks e aqui conto um pouquinho da história da empresa. Você sabia que quem fundou a Starbucks foram dois professores e um escritor? Eles eram apaixonados por café e em uma pequena loja na cidade de Seattle começaram a vender grãos de vários cantos […]
Hoje em dia o termo “humanizar” tem aparecido constantemente em debates acadêmicos, na mídia especializada, em palestras de inovação e nas agências de comunicação. O mundo tem se tornado tão velozmente tecnológico e automatizado que perdemos cada vez mais as conexões humanas em todos os níveis, e as pessoas estão começando a buscar sentido […]
Você conhece os diferentes tipos de locução? Muitas vezes as pessoas pensam que o locutor faz uma coisa só, no entanto, existem “especializações” dentro deste trabalho de locução e abaixo cito algumas delas: Locução narrativa: é aquela que sente o texto lido, usa as emoções. Ela é mais interpretativa, sendo o locutor quase um ator. […]
Esse título pode ter 2 significados, e diferente do que é falado hoje em dia, de que uma marca precisa de uma voz definida, no sentido de “propósito”, aqui abordo a questão de forma literal. Marcas cada vez mais estão se comunicando como “pessoas”, contando histórias, se humanizando. Já há anos a forma mais convincente […]
A dona desta frase é da artista plástica e arte-educadora Ana Amália Barbosa, que sempre soube o quanto a voz é poderosa para expressar o que queremos, pensamos, sentimos e quem somos. Mas a frase ganhou um sentido ainda maior quando, aos 36 anos, no dia em que defenderia sua dissertação de mestrado na USP, […]
O que os sons são capazes de provocar! A mais recente sensação do Youtube são os vídeos ASMR (Resposta Autônoma do Meridiano Sensorial, em português), que são centrados em torno de ruídos de pessoas falando em voz baixa ou mastigando. O fenômeno é conhecido como "orgasmo na cabeça" ou "formigamento do cérebro". Já são mais […]
No Brasil, o interesse por podcast vem aumentando ano a ano, e é uma das grandes tendências em comunicação digital. Um estudo recente da Edison Research revelou que 44% dos americanos ouvem frequentemente podcast enquanto que 26% escutam uma vez ao mês. Novas plataformas e aplicativos estão surgindo para facilitar a vida de quem quer […]
Você já se pegou falando sozinho? De repente você está no supermercado fazendo compras e percebe uns olhares em sua direção, então se dá conta de estar pensando em voz alta. Já passou por essa situação? A primeira coisa que à cabeça normalmente é “estou ficando louca”. Mas não. Nem sempre. Estudos apontam que essa […]
Você gosta de animação? Então saiba que vídeos deste gênero estão em constante crescimento Animações ganham cada vez mais espaço no mercado de produções audiovisuais e movimentam cerca de R$ 4 bilhões no Brasil. É o que diz um estudo inédito do BNDES divulgado este ano. Nesse montante estão inclusas desde produções em plataformas de streaming, animações para […]
Segundo a pesquisa, as locuções femininas ganharão cada vez mais espaço no mercado. A pesquisa “ Voice Over Trends in Marketing and Advertising, 2018”, feita pelo site voices.com, no mercado de locuções para publicidade, alerta: “o futuro é feminino ”. Isso porque a demanda por locuções femininas tem aumentado consideravelmente e de todos […]
Um dos trabalhos que adorei fazer como locutora foi ser a voz do Spotify. E daí fui atrás para saber um pouco mais da história da empresa, e conto um pouco aqui para vocês. Tudo parte da música. Música é social, universal, é algo que todo mundo ama, e cada pessoa tem […]
Locutora feminina ou locutor masculino: qual expressa mais influência sobre o consumidor? Este é o tema recorrente quando se produz um material publicitário ou corporativo para vender seu produto ou serviço. Apesar de existirem algumas pesquisas a respeito da influência da voz sobre consumidores, a principal preocupação dos “marqueteiros” é escolher a voz, timbre […]
A escolha do locutor ou locutora para vídeo ou peça publicitária terá grande impacto na sua marca. A voz correta pode criar uma conexão emocional entre sua marca e seus clientes. Por outro lado, a voz mal escolhida pode criar emoções negativas e pouco impactantes para o seu produto ou brand. Portanto, a boa […]