Vamos falar um pouco sobre bastidores e colocar aqui os principais desafios que uma locutora ou um locutor profissional enfrenta ao longo da carreira.

Muitas pessoas podem achar que é um tanto simples ser um profissional da voz: basta ter uma voz boa e querer viver disso.

Mas como todas as profissões, para ser um locutor é preciso enfrentar obstáculos, ter muita força de vontade, foco em aprender e se aprimorar sempre e principalmente, amar o que faz.

Abaixo, destacamos alguns “entraves” que mais cedo ou mais tarde os locutores enfrentam. Conhecer os desafios da área de locução é o primeiro passo para superá-los.

 

LOCUTOR PROFISSIONAL: NETWORKING

 
Como encontrar clientes? Como se apresentar quando encontrar um potencial cliente? Como construir um networking?

Para tudo há planejamento, inclusive para encontrar clientes. Um dos caminhos para criar e manter um networking é fazer parte de grupos de locutores e de outros temas relacionados ao trabalho como: vídeos institucionais, publicidade, produção de áudio.

Ainda, ter um currículo atualizado ou um site próprio faz todo o diferencial para enviar a potenciais clientes.

E mesmo nos dias de hoje, onde tudo é digital, ter um cartão de visitas pode ser uma forma de “marcar” presença. Ainda, é recomendável participar de eventos da área, fazer cursos (principalmente para quem está começando), manter contato com atuais e antigos clientes, enfim, ser lembrado de alguma forma, seja real ou digital.

 

LOCUTOR PROFISSIONAL: GERENCIAR O TEMPO

 
Muitas vezes as oportunidades surgem em um mesmo período e planejar o tempo para cada projeto com prazos (normalmente apertados) é um grande desafio.

Por isso, um locutor precisa ter muita disciplina, organização e ainda tomar os devidos cuidados com a voz ao realizar gravações sucessivas.

Afinal de contas, é preciso também dar um descanso à principal ferramenta do locutor entre um trabalho e outro para que não haja desgaste físico.

 

LOCUTOR PROFISSIONAL: DIVULGAÇÃO

 
É difícil fazer tudo, inclusive cuidar da própria divulgação. Normalmente essa é a parte que um locutor mais procrastina, no entanto, é de fundamental importância.

Como foi dito aqui, é preciso estar sempre presente, ser lembrado, aparecer e isso só é possível se dedicarmos um tempo à nossa autopromoção.

 

LOCUTOR PROFISSIONAL: GERENCIAR AS FINANÇAS

 
Como todo profissional autônomo, o locutor é também o financeiro da sua própria empresa. Então ter uma organização financeira é a chave de equilíbrio entre meses de altos e baixos.

Inclusive, um grande desafio ao locutor profissional é descobrir onde e quanto investir no próprio negócio, como por exemplo, equipamentos, cursos. Escolher o que é prioridade não é tarefa fácil. No entanto, é possível, dentro de um planejamento.

Além desses desafios, existem muitos outros como: definir valores para cada projeto, medo de falhar, encontrar tempo livre (já que ter um estúdio próprio pode te fazer trabalhar o tempo todo), negociar com clientes difíceis, entregar mais do que foi orçado, enfim, é uma lista grande.

Mas ao mesmo tempo, com a experiência, esses desafios acabam sendo minimizados e o retorno, o prazer em trabalhar com o que se gosta, é ampliado.

 

Respostas de 2

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *