É sabido que para a nossa comunicação ser entendida, é preciso um conjunto de fatores formados entre palavra, corpo e voz, e ainda, que este último componente é fundamental. É a voz a maior responsável por passar emoção.
Através dela é possível detectar alegria, tristeza, ansiedade, medo entre outros sentimentos. O som da voz humana sempre carrega consigo intenção e significado. E o aproveitamento do poder emotivo da voz é uma das formas mais eficazes de transmitir uma mensagem. Ela confere credibilidade, sinceridade e atitude à comunicação.
A isso chamamos de expressão vocal não verbal, que aparecem em duas formas principais: com modificações no tom de voz durante a fala e por meio de vocalizações não faladas, como a respiração, o choro, suspiros, grunhidos, risadas, gritos e soluços.
E essa compreensão pode ser comprovada quando por exemplo ouvimos alguém de língua estrangeira não conhecida falar algo. Só pelo tom de voz já conseguimos detectar ou presumir o estado emocional da pessoa, sem nem mesmo entender uma palavra do que ela diz.
Por isso, saber usar a expressão não verbal da voz é tão importante. Por isso, locutores precisam estudar e se aperfeiçoar para chegar naquele sentido pretendido com a comunicação.
E empresas contratantes de locutores deveriam sempre ter ciência de que só ler uma mensagem não é a mesma coisa que dar vida a ela.
Oi Ciça! Seu site é muito bonito e, esse blog atualizado é muito interessante tb.
Agora sei de quem é a voz que sempre ouço no Spotify rsss
Parabéns pelo trabalho! Sucesso, sempre.
Oi Renato!!
Ahh,você não imagina quanto eu fico feliz com o seu comentário.
As locuções para o Spotify são super legais de gravar! Os textos são divertidos e é um job que me orgulho muito!
O site e blog ambém gosto demais da conta! (mas sou suspeita pra falar hehe).
um abração e obrigada por compartilhar,
Ah, me siga no insta!! @cicahermann